INSS alerta sobre golpe de prova de vida na casa de aposentados

Compartilhe:
Foto: reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está emitindo alertas sobre golpes em que fraudadores se passam por servidores para fazer prova de vida na casa de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios.

Os golpistas apresentam crachás falsos do INSS, com nome, foto e a suposta área de atuação, que seria a “prova de vida presencial”, e pedem dados e fotos dos beneficiários, o que é irregular.

O INSS esclarece que a prova de vida presencial é realizada apenas para confirmar vínculo, endereço e possíveis irregularidades, sem solicitar cópias de documentos ou fotografias.

Nesta quinta-feira (3), um homem de 47 anos e uma mulher de 23 foram presos em Santos (SP) aplicando esse golpe, portando crachás falsos e fazendo perguntas pessoais no meio do estabelecimento.

Continua depois do anúncio

Em caso de dúvida, o beneficiário deve pedir nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar a identidade.

O INSS informou que encaminhou as imagens dos golpistas à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para investigação sobre como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.

A prova de vida é uma exigência para a continuidade do recebimento de benefícios e, desde 2023, o INSS realiza a comprovação de vida dos beneficiários por meio de cruzamento de informações, sem a necessidade de deslocamento.

Até o momento, 19 milhões de beneficiários já realizaram a prova de vida por esse método.

*Com informações G1