
Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário preocupante em relação à dengue neste ano de 2024. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (11), já foram registrados 13.285 casos prováveis da doença, com 5.049 confirmações. Infelizmente, 12 óbitos foram confirmados, e outros 11 estão sob investigação.
O município mais afetado é Coronel Sapucaia, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João e Mundo Novo, entre outros. Os óbitos foram distribuídos em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul e Dourados. É importante destacar que cinco das vítimas possuíam comorbidades.
No que diz respeito à vacinação, 36.408 doses já foram aplicadas no estado, que recebeu um total de 73.344 doses do Ministério da Saúde. A vacinação é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária mais suscetível à doença.
Além da dengue, a Chikungunya também é uma preocupação, com 3.859 casos prováveis registrados, sendo 283 confirmados. Felizmente, não há óbitos reportados. A população é orientada a evitar a automedicação e procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya.