“Vila Matel” lembranças ainda rende histórias nas redes sociais

Compartilhe:
Recordações da antiga "Vila Matel"
Recordações da antiga "Vila Matel"

Quem viveu a infância ou a adolescência na região do Nova Lima deve ter ouvido falar da “Vila Matel”. A vila que ficava isolada de outros bairros e cujo nome remete ao antigo Frigorifico Matel. Lugar que ainda traz lembranças nostálgicas para muitos ex-funcionários.

Mais de 40 anos se passaram e muitas são as recordações como: as festas juninas na escola, as festas no “Clube da Matel”, as Olimpíadas do Dia do Trabalhador, os jogos de futebol, as lendas contadas pelos mais antigos, as paqueras, enfim, a infância.

Ex-morador e ex-funcionário, Tranquilino Gavilan, 75, chegou na Vila Matel na década de 70 com sua esposa e os três filhos pequenos. Ao portal Nova Lima.News ele conta que o lugar era promissor, tendo em vista que a empresa oferecia um bom salário na época.

“Cheguei em 1970, não havia muitas casas ainda, o transporte era difícil, mas ali eu tinha um teto para a minha família e também tinha um emprego”, relata.

Vila Matel na década de 70. Foto: arquivo pessoal

A Vila Matel ainda está na memória de muita gente, “Eu nasci e cresci nesse lugar, e hoje, eu posso dizer que tive uma infância feliz, naquela época, em 1988, as crianças brincavam no meio da rua, todos eram amigos, íamos para escola que ficava dentro da vila, são coisas que o tempo não tira no nosso coração. Boas lembranças”, relembra uma moradora, que prefere não se identificar.

Alunos da escola Santa Terezinha. Foto: arquivo pessoal

Rede Social

Com o intuito de guardar a memória, Aires Machado criou o grupo “Turma do Frigorífico Matel”, para relembrar histórias e reencontrar os amigos que cresceram juntos na Vila Matel. Atualmente o grupo tem 1259 pessoas.

Time de futebol da Matel- Foto: FB Turma do Frigorifico Matel

Segundo informações, de ex-moradores, José Cangussu Filho foi o fundador do frigorifico Matel, tiveram outros sócios proprietários como o conhecido José Carlos Tavares do Couto.

Histórias da época vivem sendo contadas em grupos da rede social e as gírias e apelidos são lembrados pelos que viveram por lá.

Se alguém souber histórias da Vila Matel, por favor, conte para o Nova Lima.News, whatsapp: (67) 99869-6924.

Por: Alzira Gavilan