Vídeo: Macaco aparece em residência e deixa moradores surpresos

Compartilhe:
Bugio em cima do telhado - Imagem enviada via WhatsApp Fale Agora

O surgimento de um macaco bugio surpreendeu moradores do bairro José Pereira, em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (4). O primata pulou no telhado de uma casa na Rua Toró, e moradores se assustaram com o barulho e resolveram registrar a cena inusitada em vídeo.

No vídeo enviado, para o FALE AGORA do Nova Lima News é possível ver o animal em cima do telhado sendo alimentado pelos moradores locais e logo em seguida ele se abriga em uma árvore.

Acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) gravaram o episódio e ficaram admiradas com o flagrante durante visita domiciliar no bairro. O registro foi feito pela acadêmica Gabriely Mendonça, 20 anos.

“Fomos fazer visita domiciliar e uma moradora pediu nossa ajuda porque tinha um macaco em sua casa. As mulheres contaram para nós que o macaco pulou no telhado e elas assustaram, quando saíram para fora viram o enorme macaco e já pegaram a banana para alimentá-lo”, conta Gabriely.

A acadêmica explicou que acionaram a polícia ambiental para ir até o local, porque o animal parecia estar machucado.

O Nova Lima News falou com o Coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental que orientou a população sobre o risco. “O bugio pode representar risco, porque é intensamente territorialista, por isso, é importante não se aproximar dele”.

O coronel recomenda que a população não alimente nenhum animal silvestre, porque além de alterar o comportamento natural das espécies por buscas de alimento, oferecer comida a indivíduos silvestres pode prejudicar a saúde e em casos mais severos causar o óbito. 

“Evite alimentar o animal, especialmente se ele estiver perto da vegetação onde vive. Se invadir, deve-se acionar órgãos habilitados para fazer a remoção e evitar aproximar-se”, explica o Coronel.

Crime

Alimentar animais silvestres é crime e está previsto na Lei Estadual de Crimes Ambientais 5673/2021, em seu artigo 3º que afirma que “considera-se abuso ou maus-tratos contra os animais, entre outras condutas cruéis: (…) oferecer alimento sem autorização do órgão responsável a animais silvestres em vida livre, nas áreas públicas, privadas e Unidades de Conservação”. 

Para chamar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, basta ligar para o número (67) 3357-1501. O Crás (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) atende pelo (67) 3326-6003.