
Na Gibiteca Mais Cultura, em Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro homenageou professores e pesquisadores renomados de histórias em quadrinhos, que estão na cidade para o I Encontro Internacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) e o VII Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. O evento, organizado pela ASPAS e pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), trouxe à cidade especialistas de diversos países, que receberam Moções de Congratulação pela contribuição cultural e social promovida através das HQs.
Entre os homenageados estão especialistas de destaque, como Amaro Xavier Braga Junior, Nobuyoshi Chinen, Sônia Maria Bibe Luyten e o sueco Fredrik Strömberg. Durante o encontro, os convidados elogiaram as iniciativas da Gibiteca Mais Cultura e a proposta de incentivar a leitura e o acesso à cultura por meio dos quadrinhos, ressaltando a relevância do projeto para a comunidade. Strömberg utilizou suas redes sociais para enaltecer o trabalho de Ronilço, destacando a inspiração gerada pela Gibiteca e os projetos complementares, como as bibliotecas móveis que levam livros e gibis a pontos estratégicos da cidade, como paradas de ônibus.
Ronilço expressou satisfação com o reconhecimento dos especialistas internacionais, reforçando o compromisso de transformar Campo Grande em um centro de leitores. “Receber esses profissionais que são referência mundial nos enche de orgulho. Eles reconheceram o valor do nosso trabalho e reforçaram o propósito de mantermos uma das maiores Gibitecas do Brasil. Fico feliz em ver nossa cidade sendo valorizada como um espaço de promoção à leitura e ao desenvolvimento social por meio das HQs”, afirmou o vereador.
Os pesquisadores continuam em Campo Grande para a programação do Encontro Internacional e o Fórum Nacional, eventos que discutem o papel dos quadrinhos na cultura e educação, promovendo trocas de experiências e incentivando novas iniciativas.
*Assessoria de imprensa