O vereador Clodoilson Pires (Podemos), tem chamado a atenção para a preocupante situação dos casos de dengue em Mato Grosso do Sul. Em uma publicação nas redes sociais, o parlamentar alertou para os altos números de incidência da doença e ressaltou a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul registrou, no período de 1º de janeiro a 1º de abril de 2023, um total de 10.987 casos de dengue. Além disso, foram confirmadas 12 mortes pela doença em apenas quatro meses, metade do número registrado durante todo o ano anterior.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e pode proliferar-se em diversos ambientes. O combate ao mosquito é fundamental para prevenir a disseminação da doença.
Consciente da gravidade da situação, o vereador Clodoilson Pires destacou a importância da prevenção e convocou a população a se unir no combate ao mosquito transmissor. Em sua publicação, ele compartilhou um carrossel com instruções para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
“Se você quer entrar para o time que combate a dengue, compartilhe esse post com um amigo (a) e vamos juntos levar conscientização para Campo Grande!”, afirmou o vereador.
As medidas de prevenção incluem eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas e recipientes plásticos, além de manter caixas d’água e piscinas devidamente tampadas. O uso de repelentes e de roupas que cubram a maior parte do corpo também são recomendados.
O vereador Clodoilson Pires reforça que é preciso unir esforços para combater a dengue e proteger a saúde da população. Compartilhar informações sobre prevenção e conscientização é uma forma de ampliar o alcance das medidas e garantir que mais pessoas estejam envolvidas na luta contra o mosquito Aedes aegypti.