
Na última sexta-feira (8), vários estudantes de uma escola estadual tiveram uma crise de ansiedade e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, o caso aconteceu no bairro de Casa Amarela, em Recife. As informações são do G1.
O fato ocorreu na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães. Os alunos relataram sintomas como falta de ar, tremor e crises de choro. Em depoimento um pai de uma aluna disse que o cenário era “de filme de terror”.
As imagens mostram ambulâncias estacionadas e vários alunos no chão, alguns deitados e outros sentados, sendo amparados por profissionais do Samu e por outros colegas.

As aulas foram suspensas e os alunos, liberados. A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que as aulas devem ocorrer normalmente nesta segunda (11).
A secretaria estadual também declarou que a escola realiza um trabalho voltado à educação emocional dos alunos, incluindo orientações dos jovens e dos responsáveis deles sobre esse tema.
Por meio de nota, o Samu informou que foi preciso acionar 16 profissionais em seis ambulâncias e duas motocicletas para o atendimento. “Os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia, foram atendidos no local e não precisaram de remoção para unidades de saúde”, disse o serviço.

A crise de ansiedade desencadeou uma reação em cadeia que atingiu várias turmas da escola. Em poucos minutos, alunos de outras salas de aula começaram a gritar, e seus gritos podiam ser ouvidos pelos corredores, segundo estudantes que presenciaram o ocorrido.
O psicoterapeuta cognitivo-comportamental Igor Lemos, em entrevista ao portal G1, alguns fenômenos psicológicos podem ser desencadeados de forma coletiva. O profissional explicou que existe o chamado “adoecimento partilhado”, que age como “efeito dominó”.
O vídeo pode ser assistido aqui.