Vacinação contra COVID-19 para crianças e bebês é retomada em Campo Grande

Compartilhe:
Com a chegada de 2.365 doses do imunizante, o estoque foi reabastecido e a vacinação será retomada neste sábado (23) no shopping Pátio Central.

Campo Grande recebeu um novo lote de vacinas contra a COVID-19 destinadas a bebês e crianças de até 5 anos. Com a chegada de 2.365 doses do imunizante, o estoque foi reabastecido e a vacinação será retomada neste sábado (23) no shopping Pátio Central.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as novas doses chegaram nesta semana e foram distribuídas entre as Unidades de Saúde da Família da cidade. A chegada do imunizante ocorreu após uma espera de quatro meses. As novas doses vieram de uma compra realizada pelo Ministério da Saúde, que adquiriu 1,2 milhão de vacinas no final de outubro. A pasta também anunciou outra compra, totalizando 69 milhões de doses para os próximos dois anos.

O imunizante que será administrado é monovalente e protege contra a variante XBB.1.5 da COVID-19. A atualização visa garantir uma proteção eficaz contra formas graves da doença.

Quem Pode se Vacinar?

A vacina está disponível para crianças entre seis meses e menores de 5 anos, seguindo o calendário nacional de imunização. O esquema vacinal é o seguinte:

  • Duas doses: A primeira dose deve ser aplicada aos 6 meses de idade e a segunda aos 7 meses, respeitando um intervalo de 4 semanas entre as doses.
  • Crianças imunocomprometidas: Devem receber um esquema de três doses, aos 6, 7 e 9 meses de idade.
  • Crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias: Caso o esquema vacinal não tenha sido iniciado ou completado até os 7 meses, a vacina poderá ser aplicada conforme o histórico vacinal da criança.

Plantão de vacinação no shopping

O plantão de vacinação será realizado no Shopping Pátio Central, localizado na Rua Marechal Rondon, 1.380, das 9h às 16h deste sábado. A vacina também é recomendada para a população geral a partir de 5 anos, desde que não tenham recebido nenhuma dose anterior.

Cobertura vacinal

Atualmente, 82,25% da população de Campo Grande recebeu ao menos duas doses da vacina contra a COVID-19. No âmbito nacional, o índice é de 86%. As autoridades de saúde reforçam a importância de consultar o pediatra para orientações e para esclarecer dúvidas sobre o intervalo entre as doses.