
Estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para o ingresso de estudantes estrangeiros no Ensino Superior por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério das Relações Exteriores. A UFMS oferece 270 vagas em 35 cursos de graduação distribuídos entre a Cidade Universitária e os Câmpus de Chapadão do Sul, Naviraí, Três Lagoas, Coxim, Aquidauana, Paranaíba e do Pantanal. A relação de vagas e cursos disponíveis pode ser conferida aqui.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente nas embaixadas ou consulados do Brasil no país de origem. A participação no PEC-G é destinada a estudantes de países com os quais o Brasil possui acordo nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia. A lista de países participantes pode ser acessada aqui. Atualmente, a Universidade possui 29 estudantes do PEC-G matriculados em cursos de graduação.
O pró-reitor de Graduação em exercício, Anderson Viçoso destaca que a cooperação internacional permite que estrangeiros possam ingressar no Ensino Superior no Brasil. “Ao receber esses estudantes, a Universidade contribui para a diversidade cultural e a internacionalização do Ensino Superior brasileiro, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes brasileiros e os estrangeiros. Além disso, a participação da UFMS no PEC-G estimula a formação de profissionais mais bem preparados para atuar em um mundo globalizado e solidifica os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e outros países”.
A estudante peruana Gianella Ariza Salazar ingressou no curso de Medicina, em 2021; ela relata que foi a realização de um sonho. “Eu tentei duas vezes o processo, a primeira vez foi em 2018 e depois tentei em 2020. O PEC-G é feito por meio da embaixada do Brasil no meu país e alguns dos requisitos foram histórico escolar, declaração pessoal e o certificado do meu nível de português. Estou com muita vontade de seguir aprendendo e melhorando como estudante, passarei pelas clínicas três e quatro neste 6º período, no qual farei cardiologia vascular, pneumologia, neurologia, neurocirurgia, medicina legal, psiquiatria e técnicas cirúrgicas, a disciplina que mais queria fazer, pois pretendo fazer residência em cirurgia. É uma experiência muito diferente do meu país, aqui podemos fazer algumas ligas acadêmicas para adquirir mais prática em áreas que gostamos, fiz a liga de cirurgia plástica e atualmente estou na liga de gastroenterologia clínica e cirúrgica. Também participei de alguns projetos de extensão, fiz parte da comissão organizadora da Jornada Acadêmica de Medicina. Ter vido ao Brasil foi minha melhor escolha, cada dia aprendo mais e desejo me tornar uma excelente profissional”.
O PEC-G
O programa foi criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Com isso contribui para a internacionalização das instituições participantes e é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.
Todas as informações sobre processo seletivo do PEC-G podem ser conferidas neste endereço eletrônico.
(*) As informações são da UFMS