TSE solicita documentação do PL sobre cotas eleitorais

Compartilhe:
Prédio do TSE Foto: Antonio Augusto / Ascom / TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, solicitou ao Partido Liberal (PL) que apresente documentos comprovando o cumprimento das leis de cotas para mulheres e pessoas negras nas eleições municipais deste ano.

Segundo a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, foi averiguado que o partido não comprovou a abertura de contas bancárias específicas para a política inclusiva. Cármen formalizou o pedido no início deste mês.

Além disso, o PL não teria informado o endereço eletrônico onde os valores recebidos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha serão divulgados. O TSE determinou que o partido confirme a abertura das contas e informe o link da página eletrônica onde esses valores serão publicados.

No início deste ano, uma nova norma foi aprovada para incentivar mais candidaturas de negros e mulheres, alterando a distribuição do fundo eleitoral. O PL foi a terceira sigla mais afetada por essas mudanças, ficando atrás apenas do PSD e do PSDB.

Até o fechamento desta matéria, o Partido Liberal não se pronunciou sobre o assunto quando procurado.