Anúncio no Nova Lima News: Sec. de Estado de Governo e Gestão Estratégica

Tráfico por drone: PM do Nova Lima intercepta entrega e prende dupla com quase 55 kg de entorpecentes

Compartilhe:
Droga apreendida com os dois envolvidos - Foto: PMMS

Durante patrulhamento de rotina a Polícia Militar realizou uma apreensão significativa de drogas e desmantelou parte de uma operação de tráfico envolvendo o uso de drones para abastecer presídios.

A abordagem aconteceu após policiais suspeitarem da atitude de um passageiro que desceu de um veículo Kwid azul com uma sacola preta nas mãos. Ao notar a aproximação policial, o homem tentou se esconder atrás de um muro, levantando ainda mais a suspeita da equipe. Na revista, foram encontrados três tabletes de maconha, totalizando 2.988 gramas, conforme laudo da DENAR

O motorista do carro, foi contratado por meio do aplicativo. A corrida registrada no aplicativo e o depoimento do condutor confirmaram que ele não tinha envolvimento com os suspeitos, sendo liberado logo em seguida. No banco traseiro do veículo estava também um adolescente, apontado como cúmplice.

De acordo com os depoimentos, a dupla estava a caminho de uma entrega de entorpecentes, coordenada por presidiários através de telefonemas. O adolescente revelou que já havia participado de ações semelhantes, inclusive uma feita por drone em um presídio de segurança máxima. Ele contou ainda que havia recebido R$ 50 para acompanhar o rapaz naquela ocasião, e que este já teria prometido R$ 200 por uma entrega anterior.

Continua depois do anúncio

Durante a investigação, o autor indicou o endereço onde residia, local que teria uma grande quantidade de drogas armazenadas e o drone usado nas ações criminosas. No imóvel, a polícia localizou 50 tabletes e 17 porções de maconha (51,4 kg), cinco porções de cocaína (160 g), além de diversos materiais usados para o fracionamento e embalagem das drogas, como balança de precisão, faca com resíduos, martelo e fita adesiva.

Também foram apreendidos celulares dos suspeitos, um drone, três controles remotos e quatro baterias. Segundo os policiais, o equipamento estava adaptado para lançar objetos, inclusive com porções de maconha já preparadas com linha de nylon, prontas para serem arremessadas para dentro do sistema prisional.

Diante das evidências, o autor e o adolescente receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia sem lesões corporais. O adolescente foi transportado no banco traseiro, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o uso de algemas para garantir segurança e evitar fuga.

A operação contou com o apoio da Força Tática do 11º CIPM. A ação representa mais um golpe contra o tráfico de drogas na capital sul-mato-grossense, especialmente contra as modalidades que utilizam tecnologia para driblar a vigilância em presídios.