Teve O Bolsa Família BLOQUEADO? Veja Como DESBLOQUEAR As Parcelas

Compartilhe:
Divulgação/Governo Federal Bolsa Família
Divulgação/Governo Federal Bolsa Família

O novo Programa Bolsa Família atende atualmente a mais de 21 milhões de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. E para essas famílias continuarem na folha de pagamentos do programa social e seguir recebendo o benefício todos os meses, é necessário atender uma série de regras e exigências que foram determinadas pela regulamentação do programa.

Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o novo programa de transferência de renda, costuma realizar todos os meses checagens das informações que os próprios beneficiários repassaram para o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal no momento da inscrição, para verificar se as regras estão de fato sendo cumpridas.

E se alguma suspeita de irregularidade for encontrada, a família acaba sendo bloqueada, e é obrigada a atualizar os dados cadastrais para comprovar que se enquadra nas regras, e somente depois ser desbloqueada. Esses bloqueios têm ocorrido com frequência desde o início desse ano, e durante esse período de bloqueio, a família passa até dois meses sem receber.

Bolsa Família bloqueado: Veja como desbloquear

Por este motivo, muitos beneficiários do novo Programa Bolsa Família que se encontram bloqueados neste momento, e alguns outros que temem ser afetados pelos bloqueios no futuro, já se perguntam o que precisam fazer para desbloquear as parcelas e voltar a receber normalmente. A boa notícia é que a resposta para este questionamento é simples, mas é preciso agilidade e persistência.

Isso porque os beneficiários bloqueados precisarão procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ou a área de assistência social da prefeitura do município onde moram, para realizar a atualização cadastral. Essa atualização tem o objetivo de comprovar para o governo que a família ainda atende as regras do programa, e que as suspeitas de irregularidades não se confirmam.

Por isso, é preciso apresentar no local uma série de documentos, como os documentos de identificação de todos os integrantes do grupo familiar, carteira de trabalho de todos, outros comprovantes de renda de todos, comprovante de residência atualizado, comprovantes de matricula na escola dos menores de idade e caderneta de vacinação desses mesmos menores.

No entanto, é necessário paciência e agilidade porque os CRAS costumam ter filas, e a atualização cadastral do Bolsa Família precisa ser realizada dentro de no máximo dois meses após o bloqueio, caso contrário, a família é cancelada. Sendo assim, é muito importante ter o dia livre para se dedicar apenas a realização dessa atualização, e preciso que isso seja feito o quanto antes para evitar perder o prazo.

Pagamentos de outubro do Bolsa Família

Para finalizar, é muito importante lembrar para os beneficiários do novo Programa Bolsa Família que os pagamentos desse mês de outubro ainda estão acontecendo, e de acordo com o calendário oficial de pagamentos, que se encontra abaixo, os repasses só devem terminar na próxima terça-feira, dia 31. Veja:

NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de outubro;

NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de outubro;

NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de outubro;

NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 21/10);

NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de outubro;

NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de outubro;

NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de outubro;

NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de outubro;

NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 28/10);

NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de outubro.

As informações é do R7