
O período de setembro a novembro de 2024 em Mato Grosso do Sul deverá ser marcado por tempo seco e temperaturas acima da média histórica, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A previsão, que segue a tendência observada nos primeiros 15 dias de agosto, indica que a maioria dos municípios do estado terá chuvas abaixo da média histórica.
Segundo o balanço das chuvas do Cemtec, na primeira quinzena de agosto, 40 cidades do estado registraram precipitações abaixo da média, enquanto apenas cinco superaram os índices esperados. Esses dados, combinados com modelos climáticos, sugerem que os índices de chuva para o trimestre de setembro, outubro e novembro (SON) devem ficar entre dentro e abaixo da média em grande parte do estado, exceto na região extremo sul, onde as chuvas tendem a atingir os valores esperados.

Além da redução na quantidade de chuva, a Cemtec prevê temperaturas mais altas que o normal para o período. Esse cenário aumenta o risco de incêndios florestais nos próximos meses, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste, que já estão em nível de alerta para a ocorrência de focos de fogo.
A ocorrência de La Niña, com probabilidade de 66% de ocorrência entre setembro e novembro, também poderá influenciar o clima, favorecendo a entrada de massas de ar frio mais frequentes. Contudo, o Cemtec ressalta que outros fatores climáticos também influenciam as condições gerais do clima.

Historicamente, a média de previsões esperada para o trimestre varia entre 300 e 400 mm na maioria das regiões de Mato Grosso do Sul, com algumas áreas do noroeste recebidas entre 200 e 300 mm e o sul e sudeste entre 400 e 600 mm. A temperatura média esperada varia entre 22°C e 26°C na maior parte do estado, podendo chegar a 28°C no noroeste e cair para 20°C no extremo sul.
O relatório completo do Cemtec está disponível no link: Cemtec – Previsão Climática SON 2024 .
