
A Caixa Econômica Federal começa nesta quinta-feira (6) o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que aderiram ao Saque-Aniversário e tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou encerrados entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025. A medida pode beneficiar cerca de 12,2 milhões de pessoas, totalizando um montante estimado de R$ 12 bilhões.
Quem tem direito?
O pagamento será feito para trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário e que tiveram o contrato rescindido sem justa causa, por falência da empresa, por término de contrato temporário, entre outros motivos previstos na regulamentação.
Em casos de rescisão por acordo entre empregador e funcionário, será possível sacar até 80% do saldo disponível.
Como será o pagamento?
A Caixa fará o crédito automaticamente para os trabalhadores que cadastraram uma conta bancária no aplicativo FGTS. A expectativa é que 85% dos beneficiários recebam dessa forma. Para quem não cadastrou uma conta, o saque poderá ser feito nas lotéricas, terminais de autoatendimento ou agências da Caixa, conforme um cronograma escalonado.
Os valores de até R$ 3 mil serão liberados nesta quinta-feira (6). Caso o saldo do trabalhador seja superior a esse valor, a diferença será paga em 17 de junho.
Bloqueios e restrições
Os trabalhadores que utilizaram o saldo do FGTS como garantia para empréstimos não poderão sacar os valores bloqueados. O mesmo vale para valores retidos por determinação judicial.
Como consultar e solicitar o saque?
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao Saque-Rescisão Especial e consultar os valores disponíveis por meio dos seguintes canais:
Telefone: 0800 726 0207 (opção FGTS)
App FGTS: Opção “Informações Úteis”
Agências da Caixa
*Agência Brasil