Teiú é resgatado em residência no bairro Jardim Colúmbia

Compartilhe:
Teiú passeando na rua Pindaré no Jardim Colúmbia - Foto: Carmem do Vau

Um lagarto de aproximadamente 50 cm, da espécie teiú, foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental de dentro de uma residência na rua Pindaré, no bairro Jardim Colúmbia, em Campo Grande. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira (05).

Os policiais foram acionados pelos moradores e, no local, localizaram o animal silvestre dentro da casa.

Utilizando técnicas de manejo e captura de espécies silvestres, a equipe realizou o resgate do réptil sem causar ferimentos. Depois, o animal foi solto em seu habitat natural.

“O teiú pode atingir até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Quando acuados podem ser agressivos, por este motivo não tentem capturar este animal”, informou a Polícia Militar Ambiental.

O coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Ambiental recomenda que a população não alimente nenhum animal silvestre, porque além de alterar o comportamento natural das espécies por buscas de alimento, oferecer comida a indivíduos silvestres pode prejudicar a saúde e em casos mais severos causar o óbito. 

“Evite alimentar o animal, especialmente se ele estiver perto da vegetação onde vive. Se invadir, deve-se acionar órgãos habilitados para fazer a remoção e evitar aproximar-se”, explica o Coronel.

Crime

Alimentar animais silvestres é crime e está previsto na Lei Estadual de Crimes Ambientais 5673/2021, em seu artigo 3º que afirma que “considera-se abuso ou maus-tratos contra os animais, entre outras condutas cruéis: (…) oferecer alimento sem autorização do órgão responsável a animais silvestres em vida livre, nas áreas públicas, privadas e Unidades de Conservação”. 

Para chamar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, basta ligar para o número (67) 3357-1501. O Crás (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) atende pelo (67) 3326-6003.