
Um lagarto de aproximadamente 50 cm, da espécie teiú, foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental de dentro de uma residência na rua Pindaré, no bairro Jardim Colúmbia, em Campo Grande. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira (05).
Os policiais foram acionados pelos moradores e, no local, localizaram o animal silvestre dentro da casa.
Utilizando técnicas de manejo e captura de espécies silvestres, a equipe realizou o resgate do réptil sem causar ferimentos. Depois, o animal foi solto em seu habitat natural.
“O teiú pode atingir até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Quando acuados podem ser agressivos, por este motivo não tentem capturar este animal”, informou a Polícia Militar Ambiental.
O coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Ambiental recomenda que a população não alimente nenhum animal silvestre, porque além de alterar o comportamento natural das espécies por buscas de alimento, oferecer comida a indivíduos silvestres pode prejudicar a saúde e em casos mais severos causar o óbito.
“Evite alimentar o animal, especialmente se ele estiver perto da vegetação onde vive. Se invadir, deve-se acionar órgãos habilitados para fazer a remoção e evitar aproximar-se”, explica o Coronel.
Crime
Alimentar animais silvestres é crime e está previsto na Lei Estadual de Crimes Ambientais 5673/2021, em seu artigo 3º que afirma que “considera-se abuso ou maus-tratos contra os animais, entre outras condutas cruéis: (…) oferecer alimento sem autorização do órgão responsável a animais silvestres em vida livre, nas áreas públicas, privadas e Unidades de Conservação”.
Para chamar o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, basta ligar para o número (67) 3357-1501. O Crás (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) atende pelo (67) 3326-6003.