Benefício será válido para aqueles que apresentarem comprovante de inscrição
Já a partir da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, as tarifas do transporte público urbano, em Campo Grande ficam isentas para aqueles que realizarão a prova. Medida também será válida para a realização de vestibulares presenciais em universidades públicas da Capital.
A obtenção de gratuidade se dará mediante a apresentação do comprovante de inscrição nos referidos exames, de forma física ou digital, e documento do estudante em formato legível, com nome completo do inscrito, local e data da prova.
A lei Lei nº 7.075, foi sancionada pela prefeita Adriane Lopes, nesta segunda-feira (17). “Nós estamos atendendo a uma reivindicação dos milhares de estudantes que irão realizar o Enem e os vestibulares. Essa é uma ação muito importante e pontual, que vai atender aos jovens que irão realizar as provas, e que muitas vezes não possuem condições de se deslocarem até o local do exame”, disse.
As provas do Enem acontecem em dois domingos do mês novembro (dias 05 e 12), quando normalmente o aluno não tem direito a usar o cartão de transporte. “Nós temos o gabinete de rua e chegou até nós o pedido desse benefício por meio de vários alunos, principalmente da rede pública. Eles nos explicaram que em várias outras cidades do Brasil, já existia a gratuidade e aqui ainda não. A juventude é a experiência do futuro. disse o vereador Ronilço Guerreiro, autor do PL, que falou em nome da Câmara Municipal de Campo Grande.
A prova do Enem 2023 será realizada nos dias 5 e 12 de novembro e já conta com 47 mil inscrições em Mato Grosso do Sul.