
Os ovos, que se tornaram a alternativa mais barata para substituir a carne no prato dos brasileiros, estão cada vez mais caros. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, o preço do alimento tem subido desde a segunda quinzena de janeiro, preocupando tanto consumidores quanto comerciantes.
A alta se deve, principalmente, ao aumento da demanda, já que muitas famílias passaram a substituir a carne pelo ovo devido ao alto custo das proteínas. Além disso, o período da Quaresma, que começa em março e termina em abril, contribui para a valorização do item.
“As empresas iniciaram o programa de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam supermercados. Além disso, os consumidores também têm recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas”, explicou o vice-presidente do grupo ao jornal Folha de S. Paulo.
Segundo dados divulgados, o preço dos ovos atingiu o maior patamar diário em termos nominais desde o início da série histórica, que começou em 2013. A maior produtora de ovos do Brasil, a cidade de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, registrou uma alta de 37,9% no preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos, que passou de R$ 169,33 em fevereiro de 2024 para R$ 233,55 neste ano.