
Os sul-mato-grossenses devem se preparar para um dia de calor intenso nesta quinta-feira (13). Com poucas chances de chuva e uma onda de calor atuando sobre o Estado, as temperaturas ficarão acima da média, trazendo sensação de abafamento e desconforto térmico.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há possibilidade de chuvas isoladas típicas de verão. Isso significa que pode chover em alguns bairros ou cidades, enquanto localidades vizinhas permanecem apenas com aumento de nebulosidade.
As áreas com maior probabilidade de chuva incluem as regiões central, leste, norte e nordeste do estado. Essa condição se deve à influência indireta de uma frente fria no sul do País, que intensifica o transporte de umidade para Mato Grosso do Sul, favorecendo a formação de instabilidades.
Previsão de temperaturas
As temperaturas mínimas devem variar entre 21°C e 24°C, enquanto as máximas podem alcançar entre 30°C e 35°C nas regiões sul, leste e sudeste do estado. No sudoeste e na região pantaneira, as mínimas devem ficar entre 23°C e 26°C, com máximas de 31°C a 34°C. Já nas regiões do bolsão e norte, a previsão é de mínimas entre 21°C e 24°C, com máximas entre 30°C e 34°C.
Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas de 21°C a 23°C, enquanto as máximas podem chegar a 33°C. A combinação de calor intenso e alta umidade pode aumentar a sensação térmica, tornando o dia ainda mais quente para os moradores da capital e de outras cidades do estado.
Especialistas recomendam hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia para minimizar os impactos do calor intenso.