Sobe para 33 o número de pessoas com varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) na última quinta-feira (1º), o Mato Grosso do Sul confirmou mais sete casos de Varíola dos Macacos (monkeypox), passando agora para 33 casos positivos da doença desde o mês de maio, quando o primeiro paciente testou positivo em Campo Grande. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (1º).

Continua depois da publicidade

Dos 33 casos, 19 pessoas ainda estão com o vírus ativo e 18 já se curaram. Dos novos casos confirmados, a maioria são de pacientes que residem em Campo Grande, sendo cinco homens com idades entre 19 e 60 anos. Além desses, também há um jovem de 19 anos de Aquidauana, e um homem de 32 anos de Três Lagoas.

Além dos 33 casos já confirmados, MS também registra outros 68 casos que estão em análise, a maioria deles na Capital, com 50 pacientes. Há casos prováveis em Aquidauana, incluindo um bebê de um ano. No boletim de ontem, a SES apontou que um bebê de 2 anos testou positivo para a doença na Capital.

Entre os sintomas, 94,7% dos pacientes tiveram feridas na pele, 73,7% alucinações, 68,4% febre súbita e 52,6% dor de cabeça. Dos infectados, 40% têm entre 20 e 29 anos e 91,9% são homens. O boletim da SES também detalha que na maioria dos casos a infecção ocorreu por meio de contato sexual.

Em todo o país, apenas um pessoa faleceu por complicações da doença até agora.

*EnfoqueMS