Sindjor MS promove ato contra feminicídio e exige justiça por Vanessa Ricarte

Compartilhe:
Ela tinha de 42 anos e atuava no Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul - Foto: Reprodução/JD1 Notícias

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) realiza neste sábado (15), às 9h, no calçadão da Barão do Rio Branco com a Rua 14 de Julho, o ato “Justiça por Vanessa, Basta de Feminicídio”. A manifestação tem como objetivo reivindicar providências nas políticas públicas para combater a violência contra a mulher e o feminicídio.

A jornalista Vanessa Ricarte foi assassinada na madrugada de quarta-feira (12) pelo ex-noivo, Caio Nascimento, que desferiu três facadas em seu tórax dentro da própria casa. Vanessa já havia registrado um Boletim de Ocorrência contra o agressor, que possuía 11 registros de violência doméstica acumulados desde 2020.

O Sindjor e outras entidades participantes aproveitarão o protesto para apresentar propostas aos representantes públicos, visando tornar mais eficiente o combate à violência de gênero. O objetivo é sensibilizar a sociedade e cobrar ações mais rigorosas do poder público.

Vanessa foi a segunda vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul em 2025 e a primeira registrada em Campo Grande neste ano. O Estado ocupa a quarta posição no ranking nacional de mortes violentas de mulheres, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).