
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está coordenando o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra poliomielite e sarampo nos 79 municípios do estado. A ação, conduzida pela coordenadoria de Imunização, vai até 31 de julho e tem como objetivo acompanhar a situação vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Serão analisadas as cadernetas de vacinação de 22.097 crianças, número definido com base em critérios técnicos considerando a população infantil e o número de salas de vacinas registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explicou que o monitoramento visa mapear áreas com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias para ajudar os municípios a atingir a meta de 95% de cobertura, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além disso, a ação busca ativamente crianças com vacinas em atraso.
“Cada município deve montar sua estratégia com as equipes para realizar o monitoramento. Ao fim da ação, os municípios deverão consolidar todas as ações executadas no sistema de informações. Os dados serão analisados pela equipe da SES para indicar a adesão às vacinas contra poliomielite e sarampo em todo o estado”, afirmou Ana Paula Goldfinger.