A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu início à distribuição de 16,6 mil testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 aos municípios de Mato Grosso do Sul. Esta semana, a SES, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), beneficiará 57 cidades do estado.
O repasse desses testes é realizado com base em critérios estabelecidos, incluindo a comprovação de utilização de pelo menos 80% dos testes anteriores pelas secretarias municipais de saúde. A distribuição é calculada considerando o estoque, a população e o número médio de pacientes com sintomas respiratórios atendidos semanalmente em cada município.
Lívia Maziero, gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, enfatizou a importância de evitar o uso indiscriminado dos testes e orientou que sejam aplicados apenas em pacientes com sintomas respiratórios, conforme a Nota Técnica estadual em vigor.
Ao todo, 57 municípios cumpriram os requisitos para receber os testes rápidos, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e outros. A retirada dos kits está disponível até quinta-feira (29), na empresa Consórcio LIM, em Campo Grande.
Os testes rápidos são recomendados para casos de síndrome gripal em pacientes que não apresentam fatores de risco ou não fazem parte de grupos prioritários. Já os exames RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de MS (Lacen/MS), são indicados para casos de síndrome respiratória aguda grave hospitalizados e outros grupos de risco.
Serviço: Empresa Consórcio LIM Endereço: Avenida Ministro João Arinos, 2.690 – Bairro Tiradentes, Campo Grande. Horário: 7h30 às 16h30.