
Mato Grosso do Sul se prepara para uma semana com predomínio de sol e variação de nebulosidade. No entanto, a combinação de calor e umidade sugere a ocorrência de pancadas de chuva característico do verão.
A meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, destaca que, embora as chuvas se concentrem em determinadas áreas, o aumento de nebulosidade pode se estender para cidades vizinhas.
É esperado que ocorram chuvas intensas, acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento em alguns pontos. Essas instabilidades atmosféricas são influenciadas pelo aquecimento diurno e pela presença de umidade na região.
Entre segunda-feira (5) e quinta-feira (8), as regiões Centro, Norte, Bolsão e Pantaneira apresentam maior probabilidade de chuvas. Nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste, as temperaturas podem atingir até 38°C, com baixa umidade relativa do ar entre 20% e 45%, devido à influência de uma circulação anticiclônica. Mesmo nessas áreas, não estão descartadas pancadas de chuva e tempestades isoladas.
As regiões Sul e Leste devem registrar temperaturas mínimas entre 21°C e 24°C, com máximas de até 38°C. Nas regiões Norte, Bolsão e Pantaneira, as mínimas devem oscilar entre 21°C e 24°C, atingindo máxima de 34°C. Já na região Sudoeste, as mínimas ficam entre 25°C e 26°C, com máxima de até 38°C.
Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas mínimas entre 21°C e 22°C, com máximas de até 32°C. Os ventos atuarão entre os quadrantes Norte e Leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas acima de 50 km/h em alguns pontos.