Com duração de 5 horas, será realizado neste domingo (12/11), em todo Brasil, o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Mato Grosso do Sul, aplicação da prova deve movimentar cerca de 33 mil candidatos.
Com realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ministério da Educação (MEC) realizará a aplicação do exame em 41 municípios do Estado contando ao todo com 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação.
O portão dos locais estarão abertos uma hora antes do início do exame, sendo no horário oficial de Brasília ao meio-dia, desta forma, abertura as 11h da manhã em Mato Grosso do Sul, com a prova programada para começar às 12h30 e termina às 17h30.
O teste contará com 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
A estimativa de candidatos para hoje considera a abstenção registrada no domingo passado (5/11) quando esperava-se 47 mil participantes, mas registrou 29,5% de ausências, ou seja 14.004 pessoas não compareceram.
Com mais de 20 anos de existência, o Enem se consolidou como principal porta de entrada para a educação superior no País, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e também para acessar universidades de outros países.