SAS participa de evento com mais de 40 serviços voltados à população em situação de rua

Compartilhe:

A Rede de Assistência Social de Campo Grande vai marcar presença, a partir desta terça-feira (25), na segunda edição do Pop Rua Jud Pantanal, que será realizada no Parque Ayrton Senna, das 8h às 16h.

O evento é promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Subseção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, instituições públicas e organizações não governamentais.

O espaço já começou a ser organizado com a montagem das tendas da ação, que será realizada até quinta-feira (27). Serão ofertados mais de 40 serviços à população em situação de rua, abrangendo as áreas de Assistência Social, Saúde, Cidadania, Justiça e Lazer, com apresentações culturais.

A cerimônia de abertura será às 9h e contará com a presença de autoridades do Judiciário, da Prefeitura, do Governo do Estado e de entidades parceiras.
Entre os serviços ofertados estão: emissão de documentos; cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); requerimentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); certificado de reservista; oportunidades de emprego; e orientações sobre Direitos Humanos.

Haverá ainda esclarecimentos de dúvidas sobre benefícios previdenciários e assistenciais, auxílio emergencial, consulta e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais, agendamento de comparecimento à Justiça, assinatura de carteirinha de regime aberto, direito de família, assistência social e à saúde, além de consulta e propositura de processos trabalhistas.

Na área de saúde e assistência social, as pessoas poderão contar com testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite; vacinação; aferição de pressão arterial; orientações sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e outras drogas; saúde bucal; corte de cabelo; alimentação; varal solidário; serviços voltados a animais de estimação, entre outros.

Também estarão disponíveis orientações específicas para imigrantes, público LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário. Os participantes terão acesso, ainda, a informações sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direitos de família, assistenciais e à saúde, direitos humanos e combate à violência contra a mulher.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) também intensificarão as ações nos principais pontos de concentração da população em situação de rua durante os três dias de evento, promovendo a oferta dos serviços e o transporte até o Parque Ayrton Senna.

Logo na entrada, uma equipe de profissionais receberá os usuários para a triagem e encaminhamento ao serviço solicitado.