Redução significativa da criminalidade em Mato Grosso do Sul durante os primeiros 5 meses de Governo

Compartilhe:
Foto: Saul Schramm

Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram uma redução em todos os tipos de crimes em Mato Grosso do Sul nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os 12 tipos criminais monitorados pela pasta apresentaram queda entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2023.

As maiores reduções foram observadas nos seguintes crimes: feminicídios (-50%), roubos seguidos de morte (-40%), roubos de veículos (-22,4%), furtos em residências (-19,3%), furtos de veículos (-17,7%) e roubos em residências (-13,5%). Também houve reduções nos roubos em vias urbanas (-12,8%), homicídios culpados no trânsito (-8,3%), furtos em geral (-6,9%) e homicídios dolosos (-4,8%).

De acordo com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o bom resultado dos primeiros cinco meses de governo é resultado da qualidade da estrutura operacional prestando às forças de segurança pública, juntamente com a capacitação e aprimoramento de alto nível dos independentes.

“Esses indicadores falam por si só e demonstram que a estratégia, integração das forças de segurança, os investimentos feitos pelo Governo do Estado em pessoal, capacitação e estrutura, assim como o esforço e comprometimento dos profissionais de segurança pública, tanto em nível de gestão quanto na linha de frente, estão funcionando e têm impacto não apenas nos números, mas também na proteção da vida e do patrimônio da população”, destaca Videira.

Também houve uma redução expressiva da criminalidade na faixa de fronteira, principalmente nos roubos de veículos (-37,9%), roubos em geral (-17,6%), furtos de veículos (-17,3%), homicídios (- 13,3%) e roubos em vias urbanas (-8,1%). Segundo o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), coronel Everson Antonio Rozeni, as ações de repressão ao tráfico, contrabando e crimes contra o patrimônio contribuíram para a diminuição da criminalidade na região de fronteira.

Em relação a Campo Grande, ocorreu uma queda em 10 dos 12 índices criminais monitorados pela Sejusp. A maior redução foi observada nos roubos seguidos de morte (-75%), seguidos pelos feminicídios (-40%), furtos em residências (-31,2%), furtos de veículos (-22,7%), roubos em vias urbanas (-12%), roubos em geral (-11,3%), furtos em geral (-9,3%) e homicídios culposos no trânsito (-7,1%).

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, atribui as quedas aos investimentos na segurança pública. “Os investimentos em material, em pessoal com contratação de novos efetivos, em armamentos, viaturas, tecnologia, inteligência, contribuíram para que as forças entregassem um trabalho maior e melhor em segurança pública que refletem em bons números”, diz.

Nos municípios do interior do Estado foram registradas reduções em 11 dos 12 tipos criminais monitorados pela Sejusp. As maiores quedas foram nos feminicídios (-53,8%), nos roubos de veículos (-36,7%), roubos em geral (-18,5%), roubos em vias urbanas (-15%), roubos em residências (-9,5%), homicídios culposos no trânsito (-8,8%), homicídios dolosos (-8,2%) e furtos de veículos (-7,5%).