PT diz que eleição na Venezuela foi ‘democrática’; Lula opta por silêncio

Compartilhe:
Presidentes Lula e Maduro durante encontro em Brasília, em maio de 2023. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual o presidente Lula é filiado, emitiu uma nota destacando o processo eleitoral na Venezuela, realizado no domingo, dia 28 de julho de 2024. O PT saudou o povo venezuelano pela jornada pacífica, democrática e soberana, e expressou confiança de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, tratará com respeito todos os recursos recebidos, conforme os prazos e termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

A nota do PT também ressaltou a importância de Maduro, agora reeleito, continuar o diálogo com a oposição para superar os graves problemas da Venezuela, muitos dos quais, segundo o partido, são causados por sanções ilegais. O PT se comprometeu a permanecer vigilante e a contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e do Caribe sejam tratados pelos povos da região, sem violência ou ingerência externa.

Por outro lado, o governo de Lula optou por não parabenizar Maduro diretamente. Em vez disso, solicitou a divulgação de informações sobre as mesas de votação. Manifestantes protestam contra o resultado que indicou a vitória de Maduro, após uma eleição tensa no fim de semana. A oposição e a comunidade internacional pedem a divulgação das contagens completas dos votos e falam de fraude.

A situação na Venezuela continua tensa, com a oposição e a comunidade internacional exigindo transparência e questionando a legitimidade do processo eleitoral.

Sobre Vinícius Santos 5886 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS