Na tarde deste sábado (7), um ato organizado por políticos e manifestantes foi realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O protesto teve como principais pautas o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a anistia dos presos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Além disso, os participantes criticaram o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, em defesa do proprietário da plataforma, Elon Musk.
O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve presente, acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes. A manifestação foi organizada pelo pastor Silas Malafaia e contou com a participação de diversas figuras políticas, incluindo os senadores Magno Malta e Marcos Rogério, além de ex-ministros e deputados ligados ao bolsonarismo, como Nikolas Ferreira e Bia Kicis.
Os manifestantes, em sua maioria vestidos com camisetas amarelas e portando bandeiras do Brasil, exibiam cartazes com críticas a Alexandre de Moraes e em apoio a Elon Musk. Moraes foi responsável pela decisão de suspender o funcionamento do X no Brasil, após a plataforma não ter cumprido o prazo para indicar um representante legal no país.
*Agência Brasil