
Mais de um mês após a promessa da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) de instalar uma faixa de aviso no cruzamento da Avenida Cônsul Assaf Trad com a rua Zulmira Borba.
Motoristas continuam enfrentando transtornos diários por conta da ausência de uma faixa com a informação de que houve uma mudança de fluxo no local. A faixa deveria informar que o acesso à direita, anteriormente livre, não é mais permitido — o que nunca foi feito.
Segundo informações apuradas, o diretor-geral da Agetran, Paulo da Silva, havia garantido, em conversa com a equipe de jornalismo do Nova Lima News, que uma ‘faixa’ seria instalada para evitar confusões após a reconfiguração viária causada pela liberação da rua Coxim. A via paralela à Assaf Trad foi asfaltada recentemente e passou a funcionar como rota alternativa, alterando a dinâmica do trânsito na região.
A promessa, no entanto, ficou apenas no discurso. O resultado é um cenário caótico (com muito buzinaço), especialmente nos horários de pico, quando motoristas seguem acessando a direita sem saber que isso não é mais permitido.
Um motorista que passa frequentemente pelo cruzamento e preferiu não se identificar desabafou:
“A gente se orientava pela placa que dizia ‘livre à direita’. Do nada ela sumiu. Se é proibido, ninguém sabe, e ninguém pode ser multado, porque não tem nenhuma sinalização. O trânsito trava e fica um empurra-empurra de carro, ninguém sabe o que fazer.”
A antiga placa, que autorizava o livre acesso à direita, foi retirada sem qualquer aviso prévio ou substituição por nova sinalização, deixando condutores sem orientação adequada.
Até o momento, a Agetran não se pronunciou oficialmente sobre o motivo da demora na instalação da nova sinalização ou se há previsão para instalação de uma faixa para amenizar a situação.
Enquanto isso, a falta de clareza continua contribuindo para o congestionamento e colocando motoristas em situação de risco, além de gerar insegurança jurídica quanto à possibilidade de autuações indevidas.