
O Procon de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta para consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo realizados utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). Os criminosos têm enviado notificações falsas por e-mail e aplicativos de mensagens, com o objetivo de enganar os destinatários.
As mensagens fraudulentas geralmente informam a abertura de uma denúncia ou reclamação, acompanhadas de um link para “verificar autos”. Ao clicar nos links, os consumidores podem acabar acessando conteúdos maliciosos que podem causar danos ao dispositivo ou permitir o roubo de dados pessoais. O Procon recomenda que esses e-mails e mensagens sejam denunciados e apagados imediatamente.
O secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, explica que todas as comunicações oficiais da instituição são enviadas com o domínio “@procon.ms.gov.br” ou, no caso de mensagens via aplicativos, a partir do número de telefone fixo (67) 3316-9800. “Em caso de dúvida, consumidores e fornecedores podem entrar em contato com o nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800”, orienta Motti.
O Procon também disponibiliza o e-mail [email protected] para que as vítimas de golpes possam enviar cópias das mensagens suspeitas, ajudando na investigação e prevenção de novos crimes. Além disso, o órgão recomenda que não sejam clicados links desconhecidos, pois os golpistas têm utilizado essa prática para direcionar as pessoas a sites falsos ou para o download de arquivos prejudiciais.