Primeira caminhada de conscientização do autismo chama atenção para importância da inclusão social

Compartilhe:
O governador Eduardo Riedel participou d evento - Foto: redes sociais

Neste domingo (02/04), foi realizada a primeira corrida em prol ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. O evento teve início às 7h no Parque dos Poderes, em Campo Grande e contou com a participação de centenas de pessoas, entre corredores, familiares e amigos de pessoas com autismo.

A corrida, que teve como objetivo chamar a atenção para a importância da inclusão social e conscientização do autismo, contou com diversas modalidades, desde a corrida infantil até a corrida de 5km. Os participantes receberam camisetas personalizadas e medalhas de participação.

A iniciativa foi organizada pela AMA (Associação de Pais e Amigos do Autismo) que trabalham com pessoas com autismo na Capital. O evento contou também com a parceria com o governo do Estado e empresas locais. Segundo os organizadores, o evento foi um sucesso e superou as expectativas.

A Associação presta atendimento terapêutico e educacional especializado, de acordo com as necessidades da pessoa com TEA, viabilizando sua integração na sociedade. Atualmente 143 crianças e adultos são atendidas na AMA.

A corrida foi marcada pela inclusão e respeito à diversidade, com a participação de pessoas com autismo e seus familiares, além de atletas profissionais e amadores, que correram juntos em prol da conscientização do autismo.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data, celebrada no dia 2 de abril, foi estabelecida pela Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2007, e instituído no Brasil pela Lei Federal nº 13.652/2018, com a finalidade de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.