
A Prefeitura de Campo Grande anunciou a conclusão das obras das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento total de R$ 21 milhões será destinado à retomada das construções de cinco unidades educacionais, que incluem uma escola e quatro EMEIs, além de repactuar outras obras em andamento.
Na manhã desta quinta-feira (3), a prefeita Adriane Lopes se reuniu com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante o encontro, foi confirmada a liberação dos recursos, além de uma nova análise de outros projetos da rede municipal de ensino. Também estavam presentes o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o deputado federal Dagoberto Nogueira, vereadores e a equipe técnica da Semed.
Adriane Lopes destacou as conquistas na área da educação infantil desde o início de sua gestão e ressaltou a importância do recurso federal para dar continuidade às obras. “Hoje, saímos daqui com uma excelente notícia do FNDE. Campo Grande vai receber R$ 21 milhões do governo federal para a conclusão de cinco obras, sendo uma escola e quatro unidades de educação infantil. Nosso levantamento apontou 13 obras no total, das quais oito já estão em andamento, e uma já foi entregue, a EMEI Inápolis. Temos um cronograma de execução e assumimos a responsabilidade de concluir todas as obras e ainda viabilizar novas para a cidade”, afirmou a prefeita.
Investimento em infraestrutura escolar
O diretor do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, elogiou a administração municipal, destacando a eficiência da gestão na execução dos projetos. “Ficamos contentes em direcionar recursos a cidades que investem em educação. Campo Grande apresentou projetos sólidos e alinhados às políticas públicas da área”, afirmou o diretor.
Com o repasse do FNDE, as seguintes unidades serão concluídas: EMEIs Jardim Radialista, Popular, Anache, Oliveira III e São Conrado, além da Escola Municipal Vila Nathália. As obras das EMEIs estão em diferentes estágios de execução, algumas já licitadas e outras em andamento.
Além disso, a Prefeitura de Campo Grande repactuou as obras das EMEIs Jardim Talismã, Jardim Colorado, Nashville, Serraville e Moreinhas II, assegurando recursos para a continuidade desses projetos. A retomada das obras teve início em 2024, com a entrega da EMEI Jardim Inápolis, que já está atendendo até 300 crianças.
Expansão de vagas na educação infantil
Com a conclusão das obras, cada unidade poderá atender cerca de 300 alunos, representando aproximadamente 3,3 mil novas vagas na educação infantil. A nova escola que será concluída oferecerá cerca de 700 vagas, totalizando 4 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) conta com 206 unidades escolares, incluindo escolas e EMEIs, com mais de 111 mil alunos matriculados. A gestão municipal segue comprometida com a ampliação da infraestrutura educacional e o fortalecimento da gestão pedagógica.
O vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, enfatizou a importância do investimento em educação. “Eu só acredito em progresso quando a educação é prioridade. Investir em educação é economizar em saúde. Precisamos pensar na construção de Campo Grande com a Câmara, o Executivo, o povo e a bancada federal caminhando juntos”, afirmou.
Novos projetos para a educação infantil
Além da conclusão das obras já em andamento, Campo Grande também cadastrou no FNDE projetos para a construção de dez novas EMEIs por meio do Novo PAC 2025. Com isso, a Prefeitura reforça seu compromisso de zerar a fila de espera por vagas na educação infantil e continuar a expansão da infraestrutura escolar na cidade.