A decisão do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), emitida em 19 de setembro, determinou que frigoríficos suspendessem a exportação de carne bovina para a China, o que impactou positivamente a mesa brasileira.
Essa determinação ocorreu após a identificação de dois casos de “mal da vaca louca”, em produtos exportados por frigoríficos de Mato Grosso e Minas Gerais.
Com o fechamento do mercado chinês, o mercado interno foi atingido, e os estoques de carne no frigorífico causaram a maior queda no preço da arroba do boi. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a carne vermelha ficou mais barata pela primeira vez em 17 meses e os preços caíram 0,31% em outubro.
Mato Grosso do Sul
Já em Mato Grosso do Sul, a arroba do boi custava R$311, hoje, após mais de 50 dias de bloqueio nos embarques para os chineses, a arroba do boi é encontrada pelo valor de R$262.
Em alguns comércios de Campo Grande, a queda no valor da arroba está animando os empresários, que garantem que a carne ficará mais barata para os consumidores.
O embarque da carne brasileira para a China ainda não tem data específica para retomada. Mas é importante ressaltar que o país ainda tem o direito de vender carne para outros países.
Apesar da suspensão dos embarques para o país asiático, o que reflete o impacto positivo dos preços no mercado interno, o Mapa também autorizou que os frigoríficos estoque o produto parado em contêineres refrigerados pelo período de 60 dias.
Por: Roberta Martins
Editado por: Gildo de Souza