O prazo final para sacar o abono salarial referente a 2023, baseado nos ganhos de 2021, chega ao seu limite nesta quinta-feira (28). Esteja atento, pois as parcelas não retiradas serão encaminhadas de volta ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) de acordo com as diretrizes do programa.
Mesmo após esse prazo, é viável recuperar o dinheiro, contudo, o processo passará a ser conduzido pelos canais do Ministério do Trabalho.
O abono salarial, um auxílio anual direcionado a trabalhadores e servidores que preenchem os critérios do programa, possui o montante máximo equivalente a um salário-mínimo. Seu pagamento é realizado conforme um calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
Para averiguar se tem direito a esse benefício, é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
O PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos trabalhadores do setor privado, sendo a gestão dos pagamentos realizada pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e seus depósitos são administrados pelo Banco do Brasil.
Os saques referentes ao PIS/Pasep 2023 começaram em fevereiro. No caso do PIS, a data considerada é o mês de nascimento do trabalhador, enquanto para o Pasep, é o dígito final da inscrição no programa.
(*) Com informações do g1