
Os estudantes interessados em garantir um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2025 devem se apressar: o prazo de inscrição se encerra às 23h59 desta sexta-feira (7), no horário de Brasília. O programa do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 67.301 vagas para este período.
Quem pode participar?
Para concorrer, o candidato deve ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Candidatos que fizeram o exame na modalidade treineiro não podem se inscrever.
Metade das vagas será destinada a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Para se beneficiar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ativo no sistema.
Como se inscrever?
Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies, e realizar o login com a conta Gov.br. Após isso, o candidato precisa:
- Preencher seus dados pessoais e informações sobre escolaridade;
- Escolher até três opções de cursos, indicando o estado, município e instituição de ensino;
- Marcar a autodeclaração de perfil étnico-racial, caso se encaixe nos grupos de reserva de vagas (pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs);
- Inserir informações financeiras suas e de sua família;
- Confirmar a inscrição e salvar o comprovante gerado pelo sistema.
Classificação e próximos passos
A classificação no processo seletivo será feita com base na nota do Enem, considerando também a modalidade de concorrência e o grupo de preferência. Terão prioridade:
- Candidatos que não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo Fies antes;
- Quem quitou um financiamento anterior, mas ainda não concluiu a graduação;
- Aqueles que concluíram o ensino superior sem usar o financiamento;
- Estudantes que já utilizaram o Fies e já quitaram a dívida.
A lista de pré-selecionados será divulgada no dia 18 de fevereiro. Quem não for chamado na primeira lista entrará automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher eventuais vagas remanescentes entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
A convocação pela lista de espera ocorrerá de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Mais vagas ao longo do ano
O MEC anunciou que, ao longo de 2025, serão ofertadas mais de 112 mil vagas pelo Fies. No segundo semestre, um novo processo seletivo abrirá 44.867 oportunidades.
Desde 2001, o Fies tem ajudado estudantes a financiarem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Em 2023, 68,23% dos contemplados foram mulheres e 56,1% eram pessoas pretas ou pardas.
Os interessados devem ficar atentos ao prazo e garantir a inscrição antes do encerramento.
*Agência Brasil