Os moradores do Jardim Colúmbia, em Campo Grande, estão enfrentando um grave problema de saúde pública. Há pelo menos três anos, a Unidade Básica de Saúde – São Francisco, está sem dentistas para atender a população. Essa situação de descaso por parte do poder público tem gerado indignação e deixado os cidadãos desassistidos ou presos em longas filas de espera.
Segundo informações apuradas pelo Nova Lima News, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tem tentado “tapar o buraco” colocando dentistas de outros bairros, no entanto, esses profissionais não conseguem atender à demanda.
Uma fonte ouvida pelo Nova Lima News revelou que a situação já é do conhecimento do secretário de saúde, porém, mesmo com a gravidade do problema, nada tem sido feito para solucioná-lo. Os moradores relatam que só conseguem agendar avaliações com os dentistas a partir de agosto, e mesmo assim, o número de vagas é insuficiente para atender a todos.
A ausência de dentistas na Unidade Básica de Saúde – São Francisco tem gerado grande insatisfação entre os moradores da região. Alguns chegam a se envolver em discussões acaloradas com os funcionários da unidade de saúde devido à frustração e ao sentimento de desamparo. A população tem o direito de receber um atendimento de qualidade, especialmente quando se trata de serviços básicos de saúde, como os cuidados odontológicos.
A população deve denunciar o descaso na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos números de telefone (67) 2020-1629 ou 3314-9955, que aceita chamadas a cobrar.
O Nova Lima News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande, buscando esclarecimentos sobre a falta de dentistas na unidade de saúde, mas até o momento, não houve retorno. O espaço continua aberto para manifestações e esclarecimentos.