
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) iniciou, nesta segunda-feira (9), a “Operação Boas Festas”, que visa garantir mais segurança durante as festividades de final de ano. O reforço no policiamento, tanto na capital quanto no interior do Estado, contará com 1.000 militares em Campo Grande e se estenderá até o dia 5 de janeiro de 2025.
A solenidade de lançamento da operação ocorreu na tarde de ontem e contou com a presença do governador Eduardo Riedel e autoridades civis e militares. Durante o evento, o Governo do Estado entregou 70 novas viaturas ao Comando de Policiamento Metropolitano, como parte dos esforços para fortalecer a segurança. O governador destacou a importância de equipar a polícia para que seus integrantes possam oferecer um trabalho de qualidade, contribuindo para a manutenção da ordem pública.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 43 milhões na Polícia Militar, com recursos aplicados em obras, aquisição de viaturas, armamento, equipamentos e a formação de mais de 1.400 novos policiais. O objetivo desses investimentos é proporcionar melhores condições de trabalho para os 6.125 membros da PMMS, visando uma maior segurança para a população.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltou que os investimentos em inteligência e equipamentos também têm caráter preventivo, aproximando as ações da polícia das demandas da comunidade. Ele ainda agradeceu o apoio dos policiais, que contribuíram com a arrecadação de 24 mil brinquedos para a “Caixa Encantada”, ação que visa a prevenção e o acolhimento de crianças.
A solenidade também contou com um momento de juramento do aspirante oficial Leonardo Hickmann, destacando o compromisso e a dedicação da nova geração de policiais.
O comandante geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, afirmou que o objetivo da operação é prevenir crimes e reduzir os índices de criminalidade, protegendo o patrimônio e garantindo mais segurança à população durante as festas de fim de ano.
Com investimentos de R$ 9,3 milhões provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública, as novas viaturas aumentarão a capacidade de resposta das equipes de serviço, tanto no policiamento preventivo quanto no atendimento a ocorrências de urgência. No interior do Estado, a presença policial será reforçada em centros comerciais e áreas com maior circulação de pessoas, além das regiões turísticas, que também contarão com equipes extras, especialmente no período próximo ao Natal e ao Réveillon.

