
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu, nesta semana, três mandados de busca e apreensão nos municípios de São José dos Pinhais (PR), Florianópolis (SC) e Araranguá (SC). As diligências fazem parte das investigações que apuram o transporte de mais de 12 toneladas de maconha, apreendidas em novembro de 2024 no município de Aral Moreira (MS).
A droga foi interceptada durante patrulhamento do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na Rodovia MS-386, no âmbito da Operação Protetor. O entorpecente estava escondido sob uma carga de milho em um caminhão bitrem. O motorista foi preso em flagrante e confessou que o destino final da carga seria o estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), as investigações identificaram outros envolvidos, incluindo um suspeito apontado como responsável pela logística e financiamento do transporte da droga. Com base nos indícios, a Polícia Civil representou judicialmente pelas buscas, que foram autorizadas pela 2ª Vara Criminal de Ponta Porã (MS).
As ordens judiciais foram cumpridas com apoio das forças locais: a DIC de Araranguá, a Decrim de Florianópolis e a Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais.
Durante as ações, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para o avanço das investigações