Polícia agiu dentro da lei em confronto que matou “Batatinha”, decide Justiça

Compartilhe:
Luiz Fernando Barbosa de Lima, um jovem de 19, conhecido como "Batatinha" - Foto: Redes Sociais
Luiz Fernando Barbosa de Lima, um jovem de 19, conhecido como "Batatinha" - Foto: Redes Sociais

A Justiça decidiu arquivar a investigação sobre a morte de Luiz Fernando Barbosa de Lima, de 19 anos, ocorrido em 15 de julho de 2023, no período noturno, no bairro Jardim Anache, em Campo Grande. O caso foi analisado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, que contou com a concordância do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPMS), ao entender que os policiais militares envolvidos agiram em legítima defesa.

Na época, Luiz Fernando, conhecido pelos apelidos “Fernando Gordinho”, “Diabólico do Anache” e “Batatinha”, foi morto em confronto com uma equipe da Força Tática da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM). Conforme a versão dos policiais, o jovem disparou duas vezes contra a guarnição, que revidou para neutralizar a ameaça.

A perícia científica, presente no local, confirmou que Luiz Fernando utilizava um revólver calibre .38 da marca Taurus, com numeração aparente. A arma estava carregada com cinco cartuchos, sendo dois deflagrados e três intactos. Durante a investigação, foi constatado que o armamento possuía registro de furto ocorrido em 2022.

O confronto aconteceu enquanto a polícia atendia a ocorrência de um roubo de veículo. Luiz Fernando foi apontado como suspeito após a prisão de outros envolvidos, que indicaram seu paradeiro. Durante a ação, o veículo alvo do roubo foi localizado no bairro Jardim Noroeste. A vítima do assalto sofreu lesões causadas pelos suspeitos,. 

Luiz Fernando foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com a conclusão do inquérito policial, o Ministério Público Estadual decidiu pelo arquivamento do caso, com base na excludente de legítima defesa, isentando os policiais de qualquer crime. O caso segue encerrado judicialmente.

RELACIONADAS

Sobre Vinícius Santos 5886 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS