Pfizer quer liberar vacina para crianças menores de 5 anos

Compartilhe:
Criança sendo vacinada - Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira (1º), a Pfizer e a BioNTech pretendem pedir uma autorização especial à Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos (EUA), para vacinar crianças menores de 5 anos de idade contra a Covid-19. A informação foi dada pela revista Veja.

Scott Gottlieb, membro do conselho da Pfizer e ex-conselheiro da FDA, disse que a imunização de menores de cinco anos pode ser autorizada em março.

“A vacina pode ser autorizada em março para a faixa etária mais jovem”, apontou.

Caso isto seja autorizado, a faixa etária deverá receber duas doses da vacina, mas a farmacêutica ainda promove estudos sobre uma terceira dose.

No final de 2021, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que crianças entre 6 meses e 2 anos de idade tiveram boa resposta imune a duas doses da vacina. De acordo com as empresas, a resposta foi comparável à de jovens entre 16 e 25 anos de idade. Já em crianças entre 2 a 4 anos, o resultado não foi “robusto”, o que levou as empresas a um novo estudo com a aplicação de uma dose extra.

De acordo com o veículo, executivos da Pfizer e autoridades federais também deram a entender que poderá ser feito um pedido de uso emergencial do imunizante para bebês de até 6 meses de idade.