
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, na próxima semana, um contingenciamento no orçamento deste ano para cobrir o rombo causado por fraudes no INSS, que afetaram aposentados e pensionistas. A medida visa reforçar o caixa da Previdência Social para lidar com os efeitos das fraudes, segundo informações divulgadas pela CNN Brasil.
A expectativa é que o valor do contingenciamento seja detalhado no próximo relatório de avaliação de receitas e despesas de 2025, a ser divulgado no dia 22 de maio. Técnicos da equipe econômica já vinham alertando sobre a necessidade de cortar gastos para tentar cumprir a meta de zerar o déficit fiscal, ou seja, não gastar mais do que o governo arrecada.
O bloqueio foi acelerado após a descoberta das fraudes, conhecidas como “farra do INSS”, que teriam desviado cerca de R$ 6 bilhões por meio de mensalidades associativas não autorizadas.
O desvio afetou beneficiários em todo o país, deixando o governo com o desafio de reequilibrar as contas públicas e garantir o ressarcimento aos prejudicados, sem descumprir as regras fiscais.
A medida acontece em um ano pré-eleitoral, o que torna a situação ainda mais delicada para o governo. Em ocasião anterior, Simone Tebet, ministra do Planejamento, sinalizou que pode ser usado dinheiro do Tesouro para “bancar” o ressarcimento aos idosos beneficiários do INSS prejudicados pelas fraudes.
Com Informação da CNN Brasil.
RELACIONADAS