Países europeus começam a vacinar crianças de 5 à 11 anos contra a Covid-19

Compartilhe:
Criança com máscara - reprodução

Vários países europeus começaram a vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, nesta quarta-feira (15), em um esforço para combater a propagação da pandemia e manter as escolas abertas diante do avanço da variante ômicron.

Os países que iniciaram a campanha de imunização das crianças são: Alemanha, Grécia e Hungria e estão com uma forte demanda dos pais, de acordo com os médicos, pelos temores provocados pela contagiosa nova variante.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu nesta quarta-feira no Parlamento Europeu que a ômicron pode ser “a nova variante dominante na Europa em meados de janeiro”.

Com 66,6% da população do bloco vacinada, a dirigente europeia estimulou os países a trabalhar para aumentar a taxa de imunização porque “o preço que pagaremos se as pessoas não estiverem vacinadas continuará aumentando”, com efeitos para as festas de Natal ou fechamentos de escolas e outras atividades.

Apesar de ser um dos países com uma das maiores taxas de vacinação na Europa, a Espanha criou uma campanha na televisão para promover a imunização entre as crianças de 5 a 11 anos de idade, crucial para romper a cadeia de infecções em seu entorno.

A Espanha tem 3,3 milhões de pessoas nesta faixa etária. Uma pesquisa do instituto Appinio mostra que 74% dos pais espanhóis com filhos entre 5 e 11 anos pretendem vaciná-los.

O início da campanha na Europa acontece um dia depois do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a propagação sem precedentes da ômicron, notificada em 77 países, mas que provavelmente já atingiu mais nações. 

Com informações G1