
Um adolescente PcD (pessoa com deficiência), de 17 anos, precisou ser resgatado pelo Conselho Tutelar com o auxilio da Polícia Militar, após ter sido abandonado pelo primo horas depois de seu pai ser preso no bairro Jardim Seminário, em Campo Grande. A casa estava em uma situação deplorável quando as equipes chegaram ao local.
Conforme o boletim de ocorrência, o Conselho Tutelar foi acionado pelo tio do rapaz. Ele contou que o menor é filho de seu irmão, que foi preso no domingo, dia 26 de fevereiro. Desde então, ficou sozinho sem comer ou beber água. Sem conseguir cuidar do garoto e preocupado com a situação, resolveu acionar as equipes de socorro.
Ao ser detido, o pai do rapaz o deixou aos cuidados de um primo, que mora no mesmo conjunto de casa, mas ele é usuário de drogas e saiu no mesmo dia abandonando o rapaz deitado em uma cama.
Entrando na residência, a equipe policial encontrou o menor deitado em uma cama suja, sem condição de sobrevivência. A casa estava em situação precária de higiene, sendo totalmente insalubre.
Foi constatado ainda que o menino possuí deficiência mental, não conseguindo falar e tem dificuldades para andar. Por conta da situação, o menor foi encaminhado pelo Conselho Tutelar até a Depca (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente), para receber atendimento.
O caso foi registrado como abandono de incapaz.