
Na tarde deste domingo (07/05), a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizaram a operação ‘Tolerância Zero’ na Rua Zulmira Borba, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. O objetivo da operação foi coibir e prevenir ilícitos de trânsito, poluição sonora, perturbação do sossego alheio, e outros delitos que ocorrem nas vias.
A ação contou com diversas viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana e resultou na apreensão de 7 motocicletas, 28 autuações de trânsito por diversas irregularidades nos veículos, além da apreensão de 10 carretéis de linhas com cerol, prática proibida por lei em Mato Grosso do Sul.
Segundo informações da Polícia, até um menor foi flagrado conduzindo motocicleta no local, que tem sido alvo de reclamações constantes da população. O local é conhecido por ser palco de manobras perigosas realizadas por motociclistas, colocando-se em risco a segurança de pedestres e de outros motoristas.
Em conversa com a nossa reportagem, alguns jovens pediram a disponibilização de um espaço para realização de manobras. A modalidade esportiva é conhecida como wheelie – ou wheeling ou stunt –, que do inglês pode ser traduzida para as acrobacias feitas pelo piloto ao “dar um grau” na moto.
Em algumas cidades, há essa discussão da regulamentação da prática nas Câmaras Municipais, mas o tema é polêmico. Por enquanto, as autoridades de segurança pública reforçam a importância de monitorar as leis de trânsito e evitar comportamentos que possam colocar em risco a vida das pessoas.