Operação contra furtos de energia prende 5 na região norte de Campo Grande

Compartilhe:
PCMS em uma das "batidas" — Foto: Divulgação / PCMS

Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Civil deflagrou a “Operação Alta Tensão”, que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de furtar energia elétrica na região do grande Nova Lima, em Campo Grande. O Jornal Nova Lima News vinha noticiando as investigações sobre os furtos de energia e, agora, apresenta o desfecho da operação.

A ação foi realizada pela Segunda Delegacia de Polícia, com o apoio de 13 policiais civis, incluindo delegadas, escrivães, investigadores e peritos criminais. Durante as diligências, foram identificadas irregularidades no consumo de energia em sete locais, entre residências e pontos comerciais nos bairros Jardim Colúmbia, Nova Lima, Jardim Vida Nova, região do Segredo.

Os dados fornecidos pela Energisa foram analisados e, após a verificação pericial, confirmou-se que os locais estavam realizando o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”. Além das prisões por furto, um homem foi detido por suspeita de fraude processual, após danificar o quadro de energia para dificultar o trabalho pericial.

As cinco pessoas presas foram autuadas em flagrante por furto de energia elétrica, crime previsto no artigo 155, parágrafo 3° do Código Penal, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

A prática de “gato” sobrecarrega a rede elétrica, podendo afetar a qualidade do serviço e aumentar o risco de interrupções e oscilações de energia. Além disso, as fraudes geram prejuízos financeiros, que acabam sendo repassados aos consumidores regulares.

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS