
Os pais dos alunos do Centro de Educação Infantil Girassol, localizado no bairro Jardim Anache, em Campo Grande, estão preocupados com o possível fechamento da ONG (Organização não Governamental) devido à falta de repasses do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A instituição atende cerca de 150 crianças da região.

Ao Jornal Nova Lima News, os familiares das crianças contaram que a ONG não recebeu verba federal do FUNDEB para o ano de 2023. Segundo eles, existe um acordo firmado com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), entretanto, a prefeitura ainda não realizou o repasse para a instituição que existe há 30 anos. A instituição depende desses recursos para continuar prestando serviços à comunidade.
Conforme acompanhou a nossa reportagem, pedidos de providência foram encaminhados ao Vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, presidente da Câmara Municipal, solicitando intervenção junto ao executivo municipal, contudo, o impasse segue sem solução.
Em documento enviado para a Câmara de Vereadores, os pais descrevem preocupação com a realocação das crianças em caso de fechamento da instituição. Eles dizem que caso a ONG pare de funcionar, muitas mães terão que deixar seus empregos para cuidar dos filhos, pois não existem vagas suficientes para as crianças na REME (Rede Municipal de Educação).
A prefeitura de Campo Grande não respondeu às tentativas de contato do Nova Lima News a respeito do assunto até a publicação do texto. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.
Com colaboração da Jornalista Brenda Assis