O ‘calorão’ toma conta do MS nesta sexta-feira, com temperatura chegando a 39°C

Compartilhe:
Entrada do bairro Jardim Cerejeiras. Foto: Gildo de Souza

Mato Grosso do Sul terá um dia de muito calor nesta sexta-feira (14), com temperaturas acima da média em várias regiões. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica sol, poucas nuvens e máximas variando entre 35°C e 39°C, principalmente nas regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do estado.

A intensa onda de calor é causada por um sistema de alta pressão atmosférica, que também influência o tempo no norte da Argentina, Paraguai e na região pantaneira, com destaque para Porto Murtinho. Além do calorão, a umidade relativa do ar deve cair para índices preocupantes, variando entre 20% e 40%.

Apesar do predomínio do sol, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, típicas do verão. Essas chuvas podem ser irregulares, ocorrendo em uma cidade ou bairro, enquanto áreas vizinhas permanecem apenas com aumento de nebulosidade. Em alguns pontos, podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento.

Em Campo Grande, a mínima deve ficar entre 21°C e 24°C, enquanto a máxima pode atingir entre 31°C e 35°C. No sul, leste e sudeste do estado, os termômetros variam entre 21°C e 38°C. Já no sudoeste e região pantaneira, as mínimas ficam entre 24°C e 26°C, com máximas de até 39°C. No bolsão e norte do estado, as temperaturas devem oscilar entre 21°C e 36°C.

Com esse cenário, a recomendação é reforçar a hidratação e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.