
As emissões oficiais da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Mato Grosso do Sul celebram um mês neste domingo (11). Aqueles que conseguiram agendar a emissão e compareceram ao posto de identificação na data marcada podem já ter acesso ao documento funcional, pelo menos em sua versão digital, por meio do aplicativo oficial gov.br, mesmo que a versão física ainda não tenha sido entregue.
Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o prazo para a emissão do documento físico é de 30 dias. No entanto, a Nova CIN é também digital, o que significa que todos os dados e até mesmo o espelho do documento podem estar disponíveis no aplicativo.
Para verificar a disponibilidade do documento, o usuário precisa baixar o aplicativo gratuitamente em seu smartphone e fazer o login com suas credenciais. Na aba de serviços, encontrará a opção “Carteira de Documentos”, onde poderá acessar sua Nova CIN, caso os dados já tenham sido validados.
Até o dia 5 de fevereiro, menos de um mês após o início das emissões, a Sejusp emitiu pelo menos 13.750 novas CIN em Mato Grosso do Sul. No entanto, a ausência de documentos ou irregularidades no CPF impediram a emissão de 1.392 carteiras.
A Nova CIN reúne todos os dados do cidadão em um único documento, seguindo padrões internacionais e incluindo o código MRZ, semelhante ao do passaporte, facilitando a entrada em países do Mercosul. Agora, o CPF é o número de identificação oficial.
A emissão da Nova CIN teve início oficial em 11 de janeiro deste ano em Mato Grosso do Sul, e é necessário agendar uma data no site da Sejusp e providenciar os documentos necessários. Não há cobrança pela emissão.
Com o vencimento do RG atual programado para 2032, não há necessidade de pressa para adquirir o novo documento, a menos que haja vencimento, roubo ou extravio. A validade da Nova CIN será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos e indeterminada para idosos acima de 60 anos.
A Sejusp abrirá os agendamentos no final de cada mês, com datas disponíveis para o mês seguinte. Além da versão digital, a Nova CIN terá uma versão impressa em papel-moeda no estado.