
Estudos demonstram que paciente de transtornos mentais, como a depressão, a ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), quando tomam a decisão da mudança de hábitos o seu tratamento se torna mais eficaz. Um dos maiores desafios ao tentar mudar um comportamento é a persistência, é muito comum que as pessoas recaiam em velhos hábitos, especialmente em momentos de estresse.
A pesquisa sobre a neuroplasticidade, por exemplo, sugere que a mudança de hábitos cria novos caminhos neurais no cérebro, tornando mais fácil a adaptação a novos padrões de comportamento com o tempo. Porem precisamos entender a mudança de hábitos não acontece da noite para o dia. Pense no conceito de pequenos passos, quando abordamos a mudança de comportamento de forma gradual, sem pressões excessivas, o cérebro tem mais chances de criar novas associações positivas, o que facilita a adoção desses hábitos a longo prazo. Por isso, a mudança de forma extrema e não gradual, muitas vezes não surti o efeito desejado e acarretara em uma recaída.
Algo que pode vir a te ajudar nessa mudança é o uso de recompensas e reforços positivos. Ao implementar novas estratégias de enfrentamento e hábitos mais saudáveis, reforçar o comportamento positivo com recompensas, como por exemplo: Momentos de lazer ou prazer, pode ajudar muito na manutenção desses hábitos ao longo do tempo.
A mudança de hábitos, não é um processo fácil, mas é um caminho profundamente transformador. Ao aprender a observar nossos pensamentos, questionar nossos hábitos e implementar pequenas mudanças diárias, conseguimos não apenas modificar nosso comportamento, mas também fortalecer nossa saúde mental. Os hábitos moldam nossa vida emocional e, com as ferramentas certas, podemos reescrever as histórias que contamos a nós mesmos, criando um futuro mais saudável e equilibrado.
A Psicóloga Mentora Yasmine Maria de Rezende, especialista em bons hábitos e produtividade, pós graduanda em neurociência e comportamento. Afirma:
“Ter bons hábitos e uma rotina organizada, são as primeiras ações de autocuidado e amor próprio que uma pessoa pode fazer por si. Já que através dessas novas ações, além de ter mais bem estar, é a certeza da construção de um futuro melhor e realizador.”
Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, investir na mudança de hábitos é uma forma de cuidar de nós mesmos com carinho e disciplina, e, principalmente, de garantir uma saúde mental sólida para enfrentar os desafios da vida com mais equilíbrio e resiliência.
Por: Sarah Monteiro