
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) do estado anunciaram o lançamento do “Monitor da Violência Contra a Mulher”, uma ferramenta estratégica que visa combater a violência de gênero. A apresentação oficial ocorrerá na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, às 16h, no salão Pantanal do TJMS, em Campo Grande.
Idealizado pela Desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJMS, e pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública, Delegado Antônio Carlos Videira, o projeto é uma plataforma baseada em tecnologia de Business Intelligence (BI). O objetivo é consolidar e integrar dados sobre casos de violência doméstica, feminicídios, estupros e outros crimes contra a mulher, sejam eles consumados ou tentados.
Além de guiar ações preventivas e repressivas, o Monitor também será uma base para fomentar políticas públicas, produzir conhecimento e subsidiar pesquisas acadêmicas, contribuindo para a redução dos índices de violência doméstica no estado.
O desenvolvimento do painel é resultado de um esforço conjunto entre diversas instituições. Participaram da iniciativa a Coordenadoria da Mulher, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria de Comunicação e a Assessoria de Planejamento do TJMS, presidido pelo Desembargador Sérgio Fernandes Martins, bem como equipes da Secretaria de Segurança Pública, lideradas pelo Delegado Antônio Carlos Videira.